Páginas

21 de jan. de 2015

Tudo Valeu a Pena




Autor(a): Zibia Gasparetto pelo Espírito Lucius
ISBN: 978-85-85872-88-5
Ano: 2003
Páginas: 327
Editora: Vida e Consciência
GêneroRomance Espírita
Classificação:  ♥♥♥






Viver é um desafio constante . Sem perceber, entramos nas ilusões da realidade superficial, acreditando nas promessas fáceis da felicidade material, e mergulhamos assim nos sonhos fáceis do conforto físico, imaginando estar imunes ao sofrimento.Mas as ilusões obscurecem nossa lucidez, deturpam situações, invertem valores, nos arrastando aos círculos de sofrimento que queríamos evitar.E chega sempre a hora de descobrir , que a vida é mais do que supunhamos, sua sabedoria nos coloca diante da eterna chama da verdade; que ofusca nossas ilusões, nos forçando a distinguir o falso do verdadeiro.Por entre os choques da realidade profunda e as lições do dia-a dia, conquistamos as vantagens da maturidade e entendemos que " Tudo Valeu a Pena"...

Esse foi o primeiro livro do gênero espírita que tive a oportunidade de ler. O ganhei de presente de natal de uma tia, e no fundo tinha receio de lê-lo, para ser sincera um pouco de medo. Tinha medo dos choques religiosos que ele poderia me causar e até um pouco de preconceito.  
Hoje percebo que estava errada e que esse foi um daqueles livros que você Lê no momento certo da sua vida; o tipo que te surpreende e abre seus olhos e deposita esperança no coração. Pois apesar de todo o sofrimento  que vivemos, quando encontramos a felicidade iremos ter certeza que " Tudo Valeu a Pena". 
Neste livro conhecemos  a história de Ronaldo e Rogério, filhos de Mercedes e Romualdo, pertencentes a uma tradicional família paulistana. Ronaldo é educado, estudioso, trabalhador e detesta a vida em sociedade, enquanto Rogério é egoísta, preguiço, adora brilhar, se acha o melhor em tudo, enfim os dois irmãos são um o oposto do outro. 
Mercedes sempre teve certa predileção por Rogério, já que ele sempre fazia suas vontades e  tinham as mesmas opiniões. Para ela enquanto Rogério era como um deus intocável, perfeito e sem defeito algum, Ronaldo era uma anomalia na família. Romualdo para viver em paz com a esposa sempre contemporizava e se omitia em relação aos tratamentos tão ambíguos que Mercedes tinha para com os filhos. 
Ao descobrir que Rogério estava tendo um caso com Marina -uma bela e ambiciosa mulher, que não media esforços para realizar seus desejos- casada com o mafioso milionário Raul Guilherme Maciel- este conhecido pelo ciúme que sentia da esposa- Ronaldo tenta aconselhar e alertar seus pais e o irmão. Após uma tentativa frustrada e uma discussão Ronaldo sai de casa e começa a trabalhar por seu sustento e custear sua faculdade de Direito e então conhece a doce Marilda por quem se apaixona de imediato. 
Raul Guilherme sofre um atentado que desencadeia uma série de acontecimentos tais como a volta de sua filha de seu primeiro casamentoAngêla Maciel, que depois de anos vivendo em um colégio interno no exterior resolve voltar ao brasil para investigar o mistério da morte de sua mãe. 
O livro não foca  explicitamente em um só personagem mas em vários ao mesmo tempo o que faz com que as tramas se cruzem e dependem uma da outra para trazer o seu desfecho. 
As tramas são envolventes  e prendem o leitor com suas mensagens de paz, esperança, fé, amor e que a vida continua após a morte. 

"... A vida é maravilhosa, mas sempre responde ao que você lhe dá. Vocês se prendem as conveniências, as regras sociais, prestando-se a fazer coisas que não gostam para manter as aparências, tentando agradar aos outros e isso acaba com o prazer de viver..." (Pág 52) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário